Ouça

Alguém uma vez perguntou a Joana DArc por que Deus falava apenas a ela. Ela respondeu:

“O senhor está enganado. Deus fala a todo mundo. Eu apenas escuto.”

Líderes costumam ser pessoas muito ocupadas. E podem facilmente se atrapalhar na atividade de suas obrigações. Se você é um líder, é por isso que é importante separar alguns momentos para se recolher e ouvir a orientação de Deus.

Quando alguém faz uma pergunta em uma reunião, quem as pessoas procuram para a resposta? Essa pessoa é o verdadeiro líder.

Identificar um líder de verdade pode ser fácil se você lembrar o que está procurando. Não escute o que clama a pessoa que professa ser o líder. De fato, observe as reações das pessoas ao redor. A prova da liderança é encontrada nos seguidores. As pessoas escutam o que alguém tem a dizer não necessariamente por causa da mensagem, mas por causa do respeito pelo mensageiro.

21 minutos de poder na vida de um líder
John Maxwell

Então eu devo lhe perguntar o seguinte: como as pessoas reagem quando você fala?
Quando você fala, as pessoas realmente ouvem?
Ou elas esperam para ouvir o que outra pessoa tem a dizer antes de agirem?

Você pode descobrir muito sobre o seu nível de liderança se tiver a coragem de fazer essas perguntas e respondê-las.

PARA FALAR, ESCUTE.

As pessoas não perdem a intimidade quando param de falar, mas quando param de ouvir. Líderes raramente percebem quanto seu ouvir dá poder a outra pessoa. Como são líderes, o simples fato de ouvir diz muita coisa que nem mesmo um grande discurso pode comunicar.

O rei se agrada dos lábios honestos, e dá valor ao homem que fala a verdade.
Provérbios 16:13

FALE COM SEU LÍDER

Bons líderes de equipes nunca querem homens que só di­zem sim. Precisam de comunicação honesta e direta de seu pessoal.

Aprendi e continuo aprendendo com John Maxwell, ele escreve em seu livro “As 17 leis incontestáveis do trabalho em equipe”: Eu sempre encorajei as pessoas na minha equipe a falar aberta e diretamente comigo.

Nossas reuniões muitas vezes são sessões de “brainstorming” onde a melhor ideia vence. Muitas vezes, os co­mentários ou observações de um membro da equipe realmente são úteis. As vezes, discordamos. Tudo bem, porque já desenvol­vemos relacionamentos fortes o bastante para sobreviver a confli­tos. Botar tudo sobre a mesa sempre melhora a equipe.

A última coisa que eu quero ouvir de um colega de equipe é:

“Eu fiquei quieto, mas sabia que isso não ia funcionar.”

Se você sabe com antecedência, essa é a hora de dizê-lo.

Que palavras sábias! Tive grande dificuldade em aprender e colocar em prática, antes tive que colocar-me na posição de ouvinte, e isso foi algo transformador na minha pessoal e profissional.

Além da sinceridade, a outra qualidade que os membros da equipe precisam demonstrar quando se comunicam com os líderes é o respeito. Liderar uma equipe não é fácil. Requer tomar decisões duras e às vezes impopulares. Devemos respeitar as pessoas que assumem funções de liderança e mostrar a eles lealdade.

ESTA SEMANA: Pare para ouvir — ouvir de verdade — vários dos membros-chave da sua equipe. Se eles não estão vindo falar com você, faça-lhes perguntas sobre alguma coisa. Depois se pergunte por que não vieram a você antes. Você é um bom ouvinte? As pessoas realmen­te ouvem você em reuniões ou ouvem mais alguma outra pessoa?

Pense nisso e boa semana!

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